10/09/2010 - Dormir pouco pode aumentar os riscos de diabetes

Dormir pouco pode aumentar os riscos de diabetes
Fonte: Blog Boa Saúde

Pessoas que dormem menos de seis horas por noite parecem não conseguir regular a glicose de forma tão eficiente, aumentando seus riscos de desenvolver diabetes e doença cardíaca, segundo estudo recentemente publicado na revista Annals of Epidemiology. Avaliando mais de 1,4 mil pessoas com idades entre 35 e 79 anos, pesquisadores americanos e britânicos observaram uma relação entre duração de sono e o pré-diabetes.

“Descobrimos que curta duração de sono, menos de seis horas, estava associada com um significativo aumento de três vezes na propensão a desenvolver incidente intolerância à glicemia de jejum, comparado a pessoas que têm uma média de seis a oito horas de sono por noite”, escreveu o pesquisador Saverio Stranges, da Escola Médica de Warwick, no Reino Unido.

De acordo com os pesquisadores, essa relação pode estar associada com mudança hormonais relacionadas ao apetite e ao estresse “Estudos anteriores têm mostrado que curta duração de sono resulta em um aumento de 28% na média dos níveis do hormônio estimulante do apetite, a grelina; então, pode afetar os comportamentos alimentares. Outros estudos também mostram que a falta de sono pode reduzir a tolerância à glicose e aumentar a produção de cortisol - hormônio produzido em resposta ao estresse”, concluíram.