quarta-feira, 12 de maio de 2010

GESTÃO NO CAOS - com quem podemos aprender

Olá! Tudo bem?

Há uns 15 dias venho pensando sobre o que poderia escrever neste espaço que os doidos dos meus sócios me cederam e, conversa vai, conversa vem, um deles sugeriu que escrevesse um artigo em homenagem ao dia das mães.

 De início me esquivei dessa sugestão, pois pensei na enxurrada de artigos, matérias, notas, anúncios sobre o dia das mães, além disso, nem todos que recebem meus escritos e se encorajam a lê-los assim como você são mães, muitos sequer são mulheres.

 Mesmo sem ter certeza sobre se escreveria algo a respeito, comecei a reunir algumas informações, fiz algumas anotações e ao me deparar com o material, decidi-me por engrossar a fileira das inúmeras pessoas que irão escrever ou já escreveram sobre este assunto durante este período, afinal: mãe é mãe e todos nós viemos de uma!

Então resolvi escrever um texto que homenageia não só as mães, mas também as avós de hoje em dia, isso mesmo, este texto irá tratar daquelas senhoras que a cada dia são mais jovens e cativantes, pois estas, por assim dizer, sublimaram a maternidade e as mães de hoje serão as avós do futuro.

As avós de hoje não são muito diferentes das avós do passado, até mesmo de um passado mais remoto. As poucas diferenças se resumem, basicamente, ao tempo de sobrevivência, ao nível de educação e, por consequencia, ao acesso as informações.

É comum nos dias de hoje, principalmente no Brasil, avós cuidarem de seus netos, algumas até assumem a criação destes. Também é comum encontrar avós que são mantenedoras de toda a família, incluindo filhos e netos, que muitas vezes moram sob o mesmo teto.

Este não é um fenômeno que se restringe a classes menos abastadas. Em menor escala, há muitos lares da classe média em que filhos que já se casaram e formaram famílias, retornam a casa de seus pais, mesmo que provisoriamente, para que possam empreender novos rumos profissionais ou se reestruturarem após algum acidente financeiro. Nesse cenário, lá está a avó oferecendo apoio incondicional aos filhos e netos.

As avós de hoje, fazem tudo isso e boa parte delas consegue administrar seu tempo tão bem que é de fazer inveja a muito alto executivo de multinacional. Tem avós que cuidam de seus netos, cozinham para eles, buscam-nos na escola, vão ao mercado, a padaria, ao açougue, a feira, ao supermercado, ao banco receber seus rendimentos e pagar suas contas e ainda tem tempo de cuidar da casa, lavar e passar roupas, mas não abdicam de suas caminhadas diárias e de seus compromissos com a comunidade.

Essas avós são supermães, como sempre foram, pois desde há muito tempo as avós enfrentam com coragem todos os desafios que a vida lhes impôs, com amor, carinho, dedicação e gratidão. Sim, gratidão, pois toda a avó é grata a vida por ter a oportunidade de ter seus filhos e netos por perto.

As mães que ainda não se tornaram avós, não são assim tão diferentes destas últimas enquanto responsáveis pela criação de seus filhos e pelos cuidados a sua família. Boa parte das mães de hoje em dia, as mães modernas, podem ter aprendido com suas mães e avós, como administrar a rotina de suas famílias em um ambiente de Caos.

As mães modernas, precisam estudar e também trabalhar para prover o sustento da família, cuidar do lar, dos filhos, dos maridos (as que tem), de pais e/ou irmãos doentes ou dependentes, garantir o abastecimento, pagar as contas, levar os filhos ao médico, acompanhar suas atividades escolares, participar de momentos de lazer com seus filhos, entre outros tantos atributos quase que infindáveis, mas tudo com amor e dedicação.

Outra coisa que hoje em dia vem tomando muita atenção das mães é a preocupação com o futuro financeiro de seus filhos e não só na sua falta. As mães sabem que seus filhos encontrarão mais dificuldade em ingressar no competitivo mercado de trabalho. Elas sabem que será necessário muito investimento em educação para que estes possam se tornar candidatos a uma carreira profissional após concluírem a universidade.

Dessa forma, as mães modernas buscam formas de se protegerem e protegerem aos seus filhos e encontram no Seguro de Vida e na Previdência Privada, soluções interessantes para tal. Hoje há seguros especificamente voltados para a mulher seja esta mãe ou não, com coberturas e serviços diferenciados e a preços muito interessantes.

Alguns seguros de vida oferecem, além das coberturas de morte e invalidez, cobertura para alguns casos de câncer, indenizando a mulher para que possa fazer frente as despesas com o tratamento. No caso da previdência privada, é possível contratar planos de PGBL e VGBL com objetivo de garantir a educação dos filhos e até mesmo a realização de algum projeto empreendedor por parte destes.

Mas mesmo com as facilidades do mundo moderno, não é fácil ser mãe e isso é fato. Na minha humilde opinião é mais fácil ser avó, pois a avó tem como aliada a sabedoria, a maturidade adquirida ao longo de anos de maternidade. As avós conseguem se divertir com isso tudo, as avós, durante a nossa infância, são as mães que queríamos que nossas mães fossem, pois ser avó é ser mãe no superlativo. Ora, mas para ser avó é necessário ser mãe, não importa que seja de filhos naturais ou não, mas toda avó tem de ter sido MÃE!

Dedico este artigo a todas as Mães, mas em especial a Lupércia. Uma geminiana forte que me trouxe ao mundo, me criou e hoje curte a vida ao lado de seus netos e filhos ensinando a todos nós como é fácil ser feliz. Te amo Mãe!

Um abraço a todos e Feliz dia das Mães!

Alberto Matos
Alberto Matos é executivo da LAMP e é grato por você ler seus artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário