sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hoje temos a honra de apresentar o texto de mais um colaborador nessa jornada interativa do conhecimento voltado ao desenvolvimento profissional e pessoal: Cintia Menegazzo, psicóloga, consultora, coach e sócia da FGY, passará a contribuir com seus artigos muito reflexivos. Aí está seu primeiro texto. Leia e deixe seu comentário.

Equipe LAMP

Carreira  

Ontem, em um de meus atendimentos, tratei sobre carreira e liderança e a questão que ficou é: Demitir-se por conta de maus chefes é uma tendência nos dias de hoje?

Desde que comecei a ministrar treinamentos, venho observando que a maioria das pessoas demitem-se de seus chefes e não da organização em que trabalham. Aliás, Ken Blanchard sabiamente disse isto há anos, em vários de seus livros.

O fato é que as pessoas estão com mais autonomia e sentindo-se donas de suas carreiras. E aí que autoritarismo e falta de gestão não combinam! Além do que, muitos gestores insistem em desmotivar seus funcionários.

Independente da geração que você esteja, alguns pontos segundo Minarelli, são cruciais para o sucesso da sua carreira. E cada vez mais observamos isto sendo trabalhado pelos liderados, porém nem sempre pelos líderes. São eles:

Autoconhecimento: O principal deles. Solicite feedback interna e externamente. Faça uma auto-avaliação realista de suas qualidades, vocação, interesses, competências e foque no que te propicia realização.

Objetivos claros de carreira atuais e futuros: aonde quer chegar? Monte um planejamento baseando-se na auto-avaliação e nas oportunidades oferecidas pela empresa ou mercado. Se necessário faça coaching! Esta ferramenta tem ajudado muito os profissionais que a utilizam.

Montar um plano de ação: “corra atrás” da capacitação necessária para alcançar os objetivos que julgas necessário.

Manter a atenção às oportunidades: tome a decisão das suas escolhas. Não fique no papel de vítima. Pergunte-se periodicamente: o que quero para o meu futuro?

Manter o networking em dia:  cada pessoa que te conhece pode te apresentar para ao menos três outras. Escrever, estar nos sites, ir nos eventos é obrigação. Deve fazer parte da rotina das pessoas que buscam uma carreira de sucesso.

John Maxell, aponta quatro fatores que levam as pessoas a desistirem de seus líderes:
1. As pessoas desistem de quem as desvaloriza
2. As pessoas desistem de quem não é confiável
3. As pessoas desistem de quem é incompetente
4. As pessoas desistem de quem é inseguro

Diante disto, nós, líderes, RH, leitores temos muito a refletir! Estamos fazendo a nossa parte? Estamos nos permitindo re-aprender?

Estamos ajudando no desenvolvimento da carreira de quem lideramos? Ou estamos ajudando nossos liderados a irem embora?

Lembrem: desenvolvimento significa des-ENVOLVIMENTO!

Permita-se então, envolver-se na carreira do seu liderado! Oriente, participe, compartilhe experiências e mais do que nunca retenha-os!

Cíntia Menegazzo Campos
@cintiamenegazzo
skype Cintia Menegazzo Campos
site: www. fgy.com.br

Cintia Menegazzo é sócia da FGY - consultoria especializada em gestão do comportamento dos profissionais da Geração Y - e parceira da LAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário