quinta-feira, 8 de julho de 2010

Beliscar ao longo do dia pode fazer muito bem à Saúde

Olá!

Nutricionistas identificaram que uma dieta fracionada em várias pequenas refeições ao longo do dia, ou seja, beliscar, é melhor que se limitar ao rigor das 3 refeições diárias. Beliscar é o método mais eficiente para controlar o peso e diminuir o risco de doenças do coração, além de conter as suas vontades.

Estudos que compararam 2 grupos de mulheres, apontaram que o grupo das que fracionavam sua alimentação diária em várias refeições leves e lanches rápidos no decorrer do dia, foram as que apresentaram maior perda de peso e menor porcentagem de gordura corporal.

Verificou-se que isso ocorre em função do nosso corpo estar mais bem adaptado a processar pequenas doses de energia e combustível ao longo do dia, do que assimilar uma grande quantidade de uma só vez, como tradicionalmente ocorre.

Ao fracionarmos a ingestão de alimentos em pequenas doses, várias vezes ao dia, provocamos uma aceleração do metabolismo, aumentando a queima de calorias e gordura e, de quebra, ajudando a melhorar a forma física.

O fracionamento dos alimentos não é um hábito novo para nós, nossos antepassados evoluíram comendo pouco e várias vezes ao dia, castanhas, frutas, raízes e pequenas caças. Eram raros os banquetes que reuniam vários tipos de alimentos em uma única refeição, como ocorre em nosso tempo.

O fato é que nosso corpo foi projetado para comer um pouco de cada vez, principalmente alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gorduras. Uma alimentação muito diferente da que nos oferece a sociedade moderna.

Um abraço,

Alberto Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário